Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul e Região 24/04/2024      06:33:23

Sindicato dos Comerciários: 59 anos de luta e combatividade

Aniversário será comemorado neste sábado, dia 21 de agosto

Neste sábado, 21 de agosto, o Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul e Região completa seus 59 anos de fundação. No decorrer dessas quase seis décadas, sua atuação tem se destacado pela combatividade e pela participação em todas as lutas que visem defender os direitos dos trabalhadores. Embora represente os trabalhadores do comércio, que sejam associados, o Sindicato não se limita a fazer somente a defesa da sua categoria, pois tem como premissa que “onde há luta, o sindicato deve estar”.

Essa postura fez com que nos últimos 30 anos, desde que a diretoria foi assumida pelo então presidente Afonso Schwengber, o Sindicato conquistasse o respeito de toda a classe trabalhadora e se tornasse uma das entidades mais representativas do movimento sindical do Rio Grande do Sul. Com sede em Santa Cruz do Sul e subsedes em Venâncio Aires, Candelária e Sobradinho, o Sindicato possui abrangência em 16 municípios do Vale do Rio Pardo e da região Centro-Serra e tem hoje mais de 80% da sua categoria associada.

O reconhecimento alcançado pelo Sindicato se deve, primeiramente, ao apoio e à confiança que a categoria comerciária depositou na diretoria a partir da gestão do presidente Afonso. “Nós (eu e a minha diretoria) sempre tivemos o apoio dos trabalhadores. Eles confiaram em nosso trabalho e nós fizemos do sindicato o que ele é hoje: uma entidade de classe. Nossa direção não é de conciliação e nem de conchavos, mas uma direção que defende os trabalhadores”, afirma o presidente. “O nosso sindicato tem um lado, que é o dos trabalhadores, e a nossa categoria sabe bem quem nós representamos”, acrescenta.

Consciente de que “o sindicato deve estar a serviço da luta”, o presidente Afonso Schwengber, com o apoio das diretorias com quem atuou nas últimas décadas, relembra que todas as experiências foram muito importantes nesse período e que fez uma opção de vida aos 40 anos de idade. “Sempre tive vontade de lutar. E essa é a primeira coisa que se deve ter em mente. Sempre soubemos que não seria fácil fazer o enfrentamento com os patrões e com a burguesia, mas nós seguimos firmes e hoje nos orgulhamos da nossa história”, enfatizou. Uma das alegrias registradas na atualidade, destaca o presidente, é saber que a composição da direção do sindicato está em sintonia com a base. “As mulheres são maioria na categoria comerciária e são maioria também na nossa direção”, explica.

DIREITOS – Todas as definições e políticas adotadas pelo Sindicato dos Comerciários são apreciadas e votadas pelos comerciários em assembleia geral. Nada é feito sem que haja o consenso da categoria. Nesse sentido, o presidente Afonso Schwengber lembra ainda a importância da participação dos trabalhadores para definir os rumos das negociações salariais, uma vez que hoje apenas a Convenção Coletiva garante direitos ao trabalhador, desde que ele seja associado e, assim, possa ser representado pelo Sindicato. “A Reforma Trabalhista nos tirou tudo, então só a Convenção é que nos dá alguma garantia”.

Nesse aspecto, o presidente lembra que o Sindicato sempre alertou sobre os prejuízos que o sistema capitalista traria. “Por isso, mais uma vez nós chamamos os trabalhadores para mudar esse sistema que está falido, que não oferece mais emprego, nem salário decente, nem direitos. Essa pandemia nos mostrou que o sistema não tinha condições de enfrentar o vírus. Não podemos mais insistir no que não dá certo. São os trabalhadores que precisam assumir os meios de produção para garantir a vida. A nossa diretoria tem essa consciência e essa clareza e estamos nos preparando para isso”, reitera.

MENSAGEM – Como mensagem, o presidente Afonso Schwengber pede que os trabalhadores acreditem no seu potencial e não temam. “O medo é nosso maior inimigo. Quando fizemos o que é correto, não precisamos temer. Se mantenham firmes naquilo que é certo e que não tire sua paz de consciência”.

| TEXTO: Cláudia Priebe • Assessoria de Imprensa

20/08/2021 11:59:31