Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul e Região 29/03/2024      01:24:00

15 DE MAIO | Mais de 12 mil trabalhadores do campo e da cidade foram às ruas em Santa Cruz do Sul

Ato unificado marcou a realização da Greve Geral da Educação e do 9º Grito de Alerta da FETAG/RS

O ato unificado de trabalhadores do campo e da cidade neste 15 de Maio, em Santa Cruz do Sul, mostrou que a classe trabalhadora quer lutar e é capaz de construir uma grande Greve Geral nesse País. Mais de 12 mil pessoas foram às ruas com a realização da Greve Geral da Educação e do 9º Grito de Alerta da FETAG/RS e fizeram ecoar a contrariedade da classe contra a tentativa de desmonte da Previdência Pública e todos os ataques do governo Bolsonaro.

A programação iniciou por volta das 8h em frente ao Parque da Oktober, quando as caravanas de produtores vindas de diversas regiões do Estado começaram a ser recepcionadas. Simultaneamente, o movimento estudantil se organizava, nas imediações do parque, na praça próxima à Lothar Krause, e recebia alunos, professores e demais entidades ligadas à Educação para protestar contra o corte de recursos e investimentos anunciado para a área.

Por volta das 10h, os dois movimentos se unificaram e tomaram as ruas. A caminhada foi aberta por produtores, que seguiam em tratores e igualmente expunham as suas reivindicações. Logo atrás milhares de trabalhadores rurais e urbanos engrossavam o movimento. Os atos tiveram paradas estratégicas em frente ao Sinditabaco, às agências da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil e da agência da Previdência Social de Santa Cruz do Sul. Nesse último local, os trabalhadores se concentraram para lembrar a necessidade de seguir a mobilização e a luta contra a Reforma da Previdência que, na prática, significa a retirada do nosso direito à aposentadoria.

O 15 de Maio foi grandioso. Agora, precisamos avançar na construção do 14 de Junho - Rumo à Greve Geral.

O Sindicato dos Comerciários, a União dos Estudantes Santa-Cruzenses (UESC), o Movimento Mulheres em Luta e a CSP-Conlutas participaram das atividades e seguem mobilizados.

16/05/2019 14:41:21

15 de Maio - Greve Geral da Educação e 9º Grito de Alerta da FETAG-RS