Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul e Região 17/04/2024      21:02:33

CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA | Em audiência com Fórum em Defesa da Água Pública, Helena se compromete a não assinar aditivo até o dia 16

Depois de diversas tentativas de audiência com a prefeita de Santa Cruz, Helena Hermany, o Fórum Municipal em Defesa da Água Pública, composto por mais de 40 entidades, conseguiu na tarde desta quarta-feira, dia 16, se reunir com a chefe do Executivo, no Palacinho. O encontro só foi viabilizado depois que uma comitiva do Fórum adentrou a reunião que acontecia pela manhã, na sede do Cisvale, entre o presidente da CORSAN e os prefeitos que integram a AMVARP – Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo, para manifestar apoio à prefeita na luta contra a privatização da água.

Conforme um dos coordenadores do Fórum, o presidente do Sindicato dos Comerciários, Afonso Schwengber, o Fórum quer unir forças à prefeita para garantir que a água permaneça pública em Santa Cruz do Sul. “Vamos prestar todo nosso apoio político à prefeita, pois o apoio técnico ela já tem. Santa Cruz do Sul deve garantir que a água permaneça pública e a prefeita tem condições de fazer isso”, explicou, reforçando que o município não deve assinar o aditivo ao contrato da Corsan e que abre caminho para a privatização da água.

Durante a audiência, os representantes do Fórum destacaram os prejuízos que a privatização da água traria para a população, especialmente para os consumidores que dispõem da tarifa social, já que o valor cobrado pelo fornecimento de água aumentaria consideravelmente, a exemplo do que já se viu em outras cidades em que houve a privatização. Além disso, foi enfatizado à prefeita que essa é a hora de o município se posicionar contra a venda da água e ir contra os interesses dos privatizantes, que visam unicamente o lucro. O Fórum evidenciou ainda que a água hoje é vista como uma mercadoria extremamente rentável pelos países que querem a privatização e que veem no Brasil essa possibilidade de ganho.

A própria prefeita lembrou que há algumas décadas os valores das contas de água e energia elétrica eram equivalentes e que hoje, por conta da privatização do sistema de energia no Brasil, a conta de luz está muito mais cara, ou seja, uma demonstração de que vender o que é público só traz prejuízos para os consumidores.

AUDIÊNCIA PÚBLICA – Outra reivindicação feita pelo Fórum foi a realização de uma audiência pública para ampliar o debate junto à comunidade. A prefeita se comprometeu a realizar a atividade e a receber os integrantes do Fórum em mais oportunidades para seguir discutindo o assunto. Ademais, garantiu que encaminharia esse debate para apreciação da Câmara de Vereadores e que manteria cautela no encaminhamento da demanda.

Dentre as possibilidades adiantadas pela prefeita estão manter os serviços de saneamento e abastecimento de água a cargo da Corsan ou, então, municipalizar o serviço em Santa Cruz do Sul.

❎ IMPORTANTE: A reunião entre a prefeita e os representantes do Fórum foi transmitida ao vivo. O vídeo pode ser acessado nesse link https://fb.watch/9kLm-oMhtV/.

TEXTO: Cláudia Priebe |  FOTO: Patrícia Schuster

18/11/2021 10:52:13