Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul e Região 29/03/2024      06:47:54

NOTA DO SINDICATO SOBRE O AVANÇO DA COVID-19

Diante do agravamento da pandemia de Covid-19, que já implica na ocupação total dos leitos de UTI oferecidos pelos hospitais da nossa cidade aos pacientes que contraíram o Coronavírus – situação semelhante a de tantos outros municípios do Vale do Rio Pardo, alguns até com racionamento de oxigênio, como foi o caso de Boqueirão do Leão nessa segunda-feira, dia 22 de fevereiro -, o Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul e Região REAFIRMA SEU POSICIONAMENTO manifestado desde o início da pandemia, em março de 2020, DE DEFENDER A SAÚDE E A VIDA DOS TRABALHADORES.

Entendemos que, DE UMA VEZ POR TODAS, é preciso respeitar o que diz a ciência e ouvir o apelo dos nossos profissionais de saúde. É hora de os governos darem atenção para a vida das pessoas e garantirem a quarentena para os trabalhadores. Os números dessa pandemia nos mostram que é altíssimo o risco de contaminação por Covid na nossa região, motivo pelo qual ficamos em bandeira preta e deveríamos fazer lockdown ou manter em funcionamento apenas o essencial. Mas numa atitude irresponsável e omissa, nossos governos Estadual e municipal mantiveram a cogestão regional, dando aval para manter as regras da bandeira vermelha.

Tudo isso para quê? Para seguir expondo as pessoas ao risco de contaminação e à morte. De agora em diante, cabe ao poder público fiscalizar as aglomerações e fazer cumprir o que preveem esses novos decretos, como o distanciamento nos supermercados, por exemplo. É urgente que se faça isso, pois quem precisar de um leito de UTI não conseguirá mais e terá que depender da sorte para conseguir ser transferido para outra região ou até para outro Estado, como aconteceu com pacientes de Manaus que foram internados em Santa Maria. A capacidade dos nossos hospitais se esgotou. Chegamos ao limite.

Só iremos conter o avanço do vírus e vencer a pandemia se mantermos o distanciamento social e todas as normas de higiene, como uso de máscara e álcool gel. Que as autoridades coloquem de vez a mão na consciência e entendam que uma vida não pode ser recuperada, mas a economia sim. Nada pode ser mais importante do que a nossa saúde nesse momento.

Afonso Schwengber - Presidente

25/02/2021 10:41:08