Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul e Região 26/04/2024      22:48:32

CONTRA A COVID 19 | Sindicato volta a solicitar a testagem em massa dos trabalhadores

Pedidos foram feitos na tarde desta quarta-feira, dia 12 de janeiro

Diante do aumento expressivo de novos casos de Covid em Santa Cruz do Sul e também na região e da onda de contaminações pelo vírus Influenza H3N2, cepa mais recente da gripe, o Sindicato dos Comerciários voltou a solicitar que os trabalhadores, especialmente os que atuam no comércio, sejam testados em massa pelo município. Para tanto, o presidente Afonso Schwengber endereçou ofícios na tarde desta quarta-feira, dia 12, à prefeita Helena Hermany e ao Comitê Gestor de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus. O documento também foi remetido ao Conselho Municipal de Saúde e à secretária de Saúde, Daniela Dumke.

O Sindicato pede que o município crie estrutura adequada, com a organização de equipes e de locais, para fazer a testagem em massa dos trabalhadores do comércio. O presidente argumentou no documento que essa é uma medida de extrema urgência e que o município deve dar condições para as pessoas terem acesso rápido e facilitado aos testes. “Isso pode ser agilizado se houver, por exemplo, o deslocamento de equipes até os locais de trabalho. Não basta oferecer os testes em um só local, como os que estão sendo realizados na ASSEMP, porque nem todas as pessoas têm condições de se deslocar e ficar esperando por horas na fila”, explicou, reforçando que nesse momento é preciso salvar vidas e olhar atentamente para a necessidade das pessoas. “A economia, cedo ou tarde, se recupera, desde que os trabalhadores estejam com saúde e atuando na linha de frente”, acrescentou.

Em maio de 2020, quando os casos de Covid aumentavam diariamente e ainda não havia a oferta de vacinas, o Sindicato dos Comerciários foi uma das primeiras entidades a fazer essa mesma solicitação ao município.

Por: CLÁUDIA PRIEBE • ASSESSORIA DE IMPRENSA

12/01/2022 17:48:31