Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul e Região 23/04/2024      12:07:55

SETOR LOJAS - Acordo de fim de ano e convenção coletiva 2021/2022 estão assinados

Foram assinados na quarta, dia 23 de novembro, pelo Sindicato dos Comerciários e o sindicato patronal (Sindilojas), o acordo de fim de ano e a convenção coletiva 2021/2022 do setor de lojas. Com isso, ficam definidos os horários de funcionamento do comércio durante o mês de dezembro em Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Venâncio Aires. Já a convenção coletiva estabelece o reajuste salarial e mantém todas as demais cláusulas para os trabalhadores do setor lojas de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Gramado Xavier, cuja data-base é novembro.

CONVENÇÃO – A Convenção Coletiva 2021/2022 estabelece piso salarial de R$ 1.571,25 para os trabalhadores do setor lojas de Santa Cruz do Sul e sua região de abrangência e reajuste de 11,08% para quem ganha acima do piso. Para os trabalhadores da loja Havan de Santa Cruz do Sul, que têm jornada de trabalho diferenciada, o piso passa a ser de R$ 1.780,12 e o reajuste para quem ganha acima do piso fica em 11,08%. No caso desses trabalhadores, ainda haverá antecipação de 1,5% em abril de 2022. Os reajustes incidem sobre o salário de novembro de 2020 e as diferenças deverão ser quitadas na folha de dezembro 2021.

FIM DE ANO – O acordo de fim de ano garante o pagamento de um prêmio no valor de R$ 94,50 mais um dia de folga para o domingo do dia 19 de dezembro trabalhado pelos comerciários. Quem trabalhar nesse dia terá direito à folga na terça de Carnaval e receberá mais um dia de folga a ser compensada até 31 de março. O acordo também assegura o pagamento de R$ 18,80 (em dinheiro) de lanche, para todos os dias em que houver prorrogação da jornada de trabalho. Com relação às horas-extras trabalhadas no mês de dezembro, metade será paga com adicional de 75% (em Santa Cruz e Venâncio Aires) e de 80% (em Vera Cruz) e outra metade será paga com folga em dobro, a critério do trabalhador.

DIREITOS RESGUARDADOS – O presidente Afonso Schwengber destaca que a Convenção Coletiva é, hoje, o único instrumento que resguarda os direitos dos trabalhadores e que em virtude do momento que vivemos esse foi um bom acordo, pois regulamenta o horário de funcionamento do comércio no fim de ano. “Ter isso regulamentado é importante para os trabalhadores e também para os clientes, que podem se organizar para fazer as suas pesquisas de preço. Além disso, trabalhador tem vida, tem família e precisa ter seus horários regrados. A nossa luta pela regulamentação do horário continuará e seguiremos fazendo todo o esforço necessário para seguir fechando acordos que realmente assegurem e defendam os direitos dos comerciários”, afirmou.

26/11/2021 10:52:33

Calendários dezembro 2021

Golden Gate Bridge with San Francisco in distanceGolden Gate Bridge with San Francisco in distanceGolden Gate Bridge with San Francisco in distance