Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul e Região 15/04/2021      13:03

Sindicato cobra explicações da prefeita sobre o funcionamento do comércio não-essencial diante do avanço da Covid

O presidente do Sindicato dos Comerciários, Afonso Schwengber, enviou nessa quarta-feira, 24, ofício à prefeita Helena Hermany manifestando a insatisfação em torno do posicionamento do Poder Público Municipal de manter em funcionamento o comércio não-essencial, apesar do expressivo aumento de novos casos de contaminação por Covid no município, com superlotação dos leitos de UTI nos hospitais da cidade, e de a região ter sido enquadrada como Bandeira Preta, no modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado.

No documento, o Sindicato também cobra explicações que justifiquem a decisão da prefeita e observa que todas as deliberações adotadas até então pelas autoridades públicas, no que diz respeito à prevenção da doença, como protocolos para restringir a circulação de pessoas e diligências quanto à higiene e segurança no ambiente de trabalho, não se mostraram integralmente eficazes.

Na correspondência, o presidente Afonso observa que o enquadramento da região em Bandeira Preta deve servir de alerta para que o Poder Público atue de forma rígida nesse momento. Além disso, reforçou que as deliberações da prefeita transmitem uma série preocupações quanto à segurança no ambiente de trabalho, tendo em vista que os comerciários serão altamente atingidos com essa decisão.

Em vista disso, o Sindicato ainda cobrou que a prefeita informe os argumentos utilizados para manter a abertura do comércio, qual é a atual situação dos leitos de UTI do nosso munícipio e quais os empreendimentos que poderão ficar abertos durante o enquadramento em Bandeira Preta.

26/02/2021 09:40:38