Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul e Região 24/04/2024      11:05:13

Fórum em Defesa da Água Pública é reativado em Santa Cruz

Sindicato participou da reunião de reativação ocorrida nesta terça, dia 5, na sede do Sindibancários

O Fórum Municipal em Defesa da Água Pública foi reativado na tarde desta terça-feira, dia 5, durante reunião na sede do Sindicato dos Bancários. Na oportunidade também foi dado início aos trabalhos do Comitê Municipal do Plebiscito Popular Primavera da Democracia, que vai apurar se a população gaúcha é favorável ou contrária à privatização das empresas públicas estaduais, como Banrisul e Corsan. O Plebiscito, cuja votação irá ocorrer entre os dias 16 e 24 de outubro, está sendo organizado por diversas entidades do movimento sindical que estão mobilizadas para evitar que o patrimônio público, que é de toda a população gaúcha, seja vendido.

Nesse sentido, o Fórum Municipal em Defesa da Água Pública, que atuou ativamente contra a privatização da água em Santa Cruz do Sul, entre os anos de 2009 e 2012, durante o governo da então prefeita Kelly Moraes, cumpriu à risca a defesa da água: um bem público e que deve estar ao acesso de todos. Não fosse a atuação do Fórum, a água estaria privatizada e teria se tornado mais uma “mercadoria” que estaria gerando lucro às empresas privadas. A luta travada na época teve o protagonismo do Sindicato dos Comerciários, especialmente na militância do presidente Afonso Schwengber, e de demais lideranças dos movimentos sindical, social e popular.

A reativação do Fórum, portanto, ocorre num momento em que mais uma vez a água pública está sob ameaça de privatização, já que o governo do Estado anunciou a venda da Corsan. Tão logo seja concluída a votação do plebiscito será realizada uma plenária ampliada do Fórum, na Câmara de Vereadores, para reunir um número maior de pessoas e retomar a luta em defesa da água e dos serviços públicos.

O presidente Afonso Schwengber participou da reunião desta terça-feira e lembrou que ter evitado a privatização da água no governo Kelly Moraes foi uma das suas principais conquistas ao longo dos seus mais de 30 anos de militância. Também enfatizou que agora é hora de somar forças para seguir lutando pela manutenção do que é público e conclamou toda a comunidade e direções de movimentos a se unirem em torno desse objetivo.

TEXTO E FOTO: CLÁUDIA PRIEBE • ASSESSORIA DE IMPRENSA

05/10/2021 18:23:04