Comerciários rejeitam trabalho em dois domingos e não fecham acordo
Entidade que representa os trabalhadores no comércio de Santa Cruz do Sul e Região realizou quatro assembleias, uma delas pública, na Praça Getúlio Vargas; em todas a resposta à proposta do sindicato patronal foi negativa
Santa Cruz do Sul – O Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul e Região rejeitou a proposta final de acordo para o trabalho em jornada estendida no fim de ano, no município. Após realizar várias tentativas de negociação com a entidade patronal, e apresentar a última proposta enviada final em quatro assembleias – uma delas pública – realizada na Praça Getúlio Vargas, na manhã desta quinta-feira, 12, os trabalhadores optaram pelo não trabalho em dois domingos e, em razão da negativa patronal, não aceitaram o acordo. Sem a formalização do mesmo, a orientação, por parte do Sindicato dos Comerciários, é que se cumpra os termos semelhantes ao acordo realizado no ano passado.
Em razão dos empregados do setor comércio varejista de Santa Cruz do Sul não terem aceitado a última proposta emitida pelo Sindilojas e estes terem encerrado as negociações, o Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul e Região orienta as empresas a seguirem o calendário acima proposto, que contempla as condições que foram aprovadas por unanimidade pelos comerciários em assembleia geral. Conforme a presidente do Sindicato, Adriana Helfer, após quatro assembleias, realizadas desde a última quarta-feira, dia 11, não foi possível aceitar a proposta encaminhada pelo sindicato patronal. “Os trabalhadores não querem trabalhar os dois domingos. Este é o principal impasse nesta negociação. Por diversas vezes tentamos ajustar e achar uma solução, mas não há meios de negociar desta forma. Somos contra o trabalho aos domingos, pois todos os comerciários têm família, afazeres e vida fora das empresas”, destaca.
Após realizarem a assembleia pública na Praça Getúlio Vargas, com adesão de muitos trabalhadores, o grupo seguiu em caminhada pela Rua Marechal Floriano, no Centro de Santa Cruz do Sul, com a intenção de chamar atenção à causa. “A categoria só aceita trabalhar um domingo, o dia 22, como sempre é feito. Não vamos abrir mão desta condição. Para nós, o descanso no fim de semana é um direito de todo o trabalhador e um dever de o empregador respeitar este direito. O Sindicato dos Comerciários é contra o trabalho aos domingos, sempre foi e sempre será”, reforça.
Orientação para o horário e remuneração
Segundo a presidente, a proposta que segue como recomendação aos lojistas está alinhada com o acordo coletivo celebrado no ano passado. Nela, está previsto o trabalho em apenas um domingo, no dia 22 de dezembro, das 16 às 22 horas. A partir da quarta-feira, dia 18 até a sexta-feira, 20 e na terça-feira, dia 23, as lojas abrem até as 22 horas. Na véspera do Natal, dia 24, o horário seria encerrado às 17 horas. “Também orientamos as empresas a efetuarem o pagamento do prêmio aos trabalhadores que laborarem no domingo, dia 22, no valor de R$120,80 e do lanche, no valor de R$26,15, para os trabalhadores que tiverem sua jornada de trabalho alterada”, justifica Adriana.
De acordo com a presidente, os valores do prêmio e do lanche foram, também, aprovados pela assembleia dos comerciários e encaminhados para o Sindilojas e sempre foram negociados no acordo nos anos anteriores.